PIZZARIA DOCE VIDA. a melhor pizza da região venha fazer uma visita.
CENTRO-ARARIPINA- PE FONE:87 3873 1889 ENTREGA A DOMICILIO

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

28/10

2015

Coluna da quarta-feira


    Queiroz sinaliza para Gomes 
Dos pré-candidatos a prefeito de Caruaru, o que se diz por lá é que, até o momento, só existe uma candidatura definida e considerada irreversível: a da deputada estadual Raquel Lyra, hoje no PSB, mas sem a garantia de que disputará pelo seu partido. Como o prazo de filiação se estendeu para fim de março, tanto ela pode se consolidar dentro da legenda socialista como se transferir para o PSDB.
A legenda tucana já foi oferecida pelo diretório estadual ao seu pai, o ex-governador João Lyra Neto. O impasse dos Lyra se dá pela posição indefinida do governador Paulo Câmara, que ora dá a entender um alinhamento automático ao projeto de Raquel, ora a se curvar ao prefeito José Queiroz (PDT), se este apresentar de fato um candidato do PSB para disputar à sua sucessão.
O único nome socialista palatável para Queiroz é o seu vice Jorge Gomes, arraesista histórico e que controla o PSB em Caruaru junto com a sua esposa, a ex-deputada estadual Laura Gomes. Se bancar a candidatura de Gomes, o prefeito força Raquel a antecipar sua travessia para o universo tucano. No dia a dia, Queiroz tem dados sinais de que para continuar aliado ao Palácio o caminho é apadrinhar Jorge Gomes.
Na inauguração da Unidade Básica de Saúde do Salgado I e II, segunda-feira passada, Queiroz encheu a bola do vice, contribuindo para aumentar as especulações de que estaria propenso a escolhê-lo como candidato. “Eu e Jorge Gomes fizemos o Pacto, em 2011, com o saudoso Eduardo Campos e o setor avançou e se modernizou”, afirmou.
Para acrescentar: “Passamos a experimentar mudanças profundas com a vinda da UPA 24, UPAE, Hospital Mestre Vitalino, as melhorias estruturais na FUSAN e HRA, além da construção do Hospital da Mulher e finalização do São Sebastião.” Queiroz, ao lado do vice, que está presente em todas as suas ações de Governo, inclusive em audiências com o governador, aproveitou para antecipar uma espécie de prestação de contas da sua gestão como se estivesse se despedindo.
“Antes, aqui em Caruaru, a saúde era vendida como muito especial, mas na verdade não funcionava, faltavam médicos e estrutura humanizada. Ampliamos a Atenção Básica, implantamos a UPA do Vassoural, que é referência em atendimento eficaz, construímos a Clínica da Mulher e o Centro de Saúde da Boa Vista, e ainda, entregaremos, em breve, mais duas UPAs nas Rendeiras e Boa Vista”, afirmou.
A nova unidade do Salgado já atende, desde agosto, a 13 mil pessoas e foi construída numa área de 560 metros quadrados, orçada em R$ 400 mil. Ela comporta duas Equipes de Saúde da Família completas, formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e recepcionistas. Ao todo, são 35 profissionais envolvidos, além do suporte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que é composto por psicólogo, nutricionista, assistente social, educador físico e fisioterapeutas.
A UBS fica na esquina da Rua Martins Francisco e contempla um amplo estacionamento, quatro salas para atendimento médico, duas para atendimento odontológico, uma sala de vacinação, outra de nebulização, uma de coleta para exames, uma farmácia, uma ampla sala de espera e uma bateria de banheiros masculinos e femininos adaptados para pessoas com necessidades especiais.
FIEL DA BALANÇA– O fator decisivo nas eleições em Caruaru atende pelo nome de Tony Gel. Deputado estadual, filiado ao PMDB, o parlamentar mantém um silêncio estratégico. Nunca assumiu a condição de candidato a prefeito nem tampouco confirmou que pode se atrelar ao projeto da deputada Raquel Lyra. Num entendimento com os Lyra, Gel indicaria o candidato a vice e em 2018 teria apoio do grupo para disputar um mandato de deputado federal. O nome mais cotado a vice seria o do seu filho Toninho Rodrigues.
Traição na terra de Lampião – Líder do Governo na Câmara de Serra Talhada, o vereador Manoel Enfermeiro (PT) traiu o prefeito Luciano Duque (PT) ao votar contra a sua orientação na sessão em que a Casa derrubou a recomendação do Tribunal de Contas do Estado pela rejeição das contas do ex-prefeito Carlos Evandro (PSB), uma das principais lideranças no campo da oposição. Pela primeira vez, o TCE, que encontrou graves irregularidades nas contas de 2006, foi desmoralizado.
Entre tapas e beijos– A harmonia que transparece nos encontros públicos e amplamente registrada ao longo das duas campanhas eleitorais não é mais a mesma entre a presidente Dilma e seu padrinho político, o ex-presidente Lula. Os dois têm divergido claramente sobre a condução da economia e a atuação dos órgãos de investigação do Governo. Discussões ásperas já aconteceram tanto em reuniões no Palácio da Alvorada como também recentemente num telefonema.
No páreo em São José– Rompido com o prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães (PT), para quem foi decisivo na sua eleição em 2012, o ex-deputado José Marcos de Lima (PR) já comunicou sua candidatura a prefeito ao ex-deputado Inocêncio Oliveira e ao secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. É o segundo nome da oposição a ser confirmado. Ex-prefeito por dois mandatos, Evandro Valadares (PSB) já está em campanha.
Jarbas 2016Depois de promover dois jantares para a bancada federal em Brasília, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) resolveu abrir as portas da sua casa de praia no Janga, no próximo dia 7, para os 25 representantes do Estado na Câmara dos Deputados. A movimentação política do velho cacique tem tudo a ver com uma possível disputa à Presidência da Câmara, num cenário de cassação de Eduardo Cunha, ou a especulada e não negada candidatura a prefeito do Recife.

CURTAS 
TÁ IRADO– O Palácio do Planalto enviou emissários para tentar fechar uma conversa entre o ex-presidente Lula e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Interlocutores do ex-presidente relatam a irritação dele com à nova fase da Operação Zelotes. Foram realizadas buscas e apreensões em uma empresa de um filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva.
ALÔ, OROBÓ! – Na maratona de lançamentos do meu livro Perto do coração estarei, hoje, em Orobó, na Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas. Amanhã, a noite de autógrafos acontece em Carpina, também na Câmara Municipal, e na sexta-feira em Cumaru, desta feita no Clube Municipal, às 19 horas.
Perguntar não ofende: Por que o governador Paulo Câmara não endurece o discurso contra Dilma seguindo a orientação do seu partido, o PSB, já rompido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário