PIZZARIA DOCE VIDA. a melhor pizza da região venha fazer uma visita.
CENTRO-ARARIPINA- PE FONE:87 3873 1889 ENTREGA A DOMICILIO

domingo, 26 de junho de 2016

sábado, 25 de junho de 2016

Araripina no Globo Réporter - Bode assado é a carne mais apreciada no São João do Nordeste

              
Bode assado é a carne mais apreciada no São João do Nordeste
Zé Pelado, especializado em assar bode, é o churrasqueiro mais famoso de Araripina/PE. Em média, no mês de junho, ele assa 50 bodes.
No Nordeste, a alegria do São João é sinônimo de oportunidade. Em Araripina, Pernambuco, há um personagem muito conhecido da gastronomia do interior. É o Zé Pelado, na verdade Zé Batista, o churrasqueiro mais famoso de Araripina, especializado em assar bode.

O apelido ele ganhou quando era jovem, depois de passar no vestibular de biologia. Raspou a cabeça e foi logo batizado: Zé Pelado. Hoje, aos 59 anos, o biólogo se orgulha de ser um excelente churrasqueiro.

A primeira tarefa do dia é cortar a carne, tirar o excesso de gordura, temperar. A quantidade equilibrada de sal é apenas um dos segredos.
Nem muito seca, nem muito úmida. Mas pra conseguir esse ponto intermediário é preciso desidratar a carne. E para isso, Zé Batista inventou uma espécie de viveiro. A carne é estendida nos barbantes como se estende roupa para secar. É o que se pode chamar de bode no varal.
Depois de todo o ritual de preparação, a carne do varal vai para a churrasqueira.

"São João e o bode se completam. O bode é que nem o milho, né? Se não tiver o milho assado, a pamonha, fica um São João incompleto, assim é o bode", diz o churrasqueiro José Batista Nogueira.
Nesse tempo de festa, o movimento na churrascaria aumenta 20%. Em média, no mês de junho, ele assa 50 bodes, uma tonelada de carne. 
Os fornecedores da carne mais apreciada no São João se espalham por todo o sertão. Caldeirão Grande, no Piauí, fica em uma das regiões mais secas do país e concentra um grande rebanho de caprinos. E é nessas regiões que o bode dá provas de sua enorme capacidade de resistir.

*Este programa foi exibido apenas para a Região Nordeste.

Globo Repórter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário