terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
DIREITO DO CONSUMIDOR - OPERADORAS TERÃO QUE EXPLICAR BLOQUEIO DE INTERNET DEPOIS DO FIM DA FRANQUIA
O Ministério da Justiça quer que as operadoras de telefonia celular
prestem esclarecimentos sobre bloqueio do acesso à internet móvel depois
que a franquia contratada termina. A notificação das empresas Vivo,
Claro, TIM e Oi foi feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do
Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da
Justiça.
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No ano passado, as quatro operadoras anunciaram que os clientes de
alguns planos, que se consumissem toda a franquia de internet móvel
contratada, teriam a navegação cancelada, e não apenas a velocidade
reduzida, como era feito até então. Para restabelecer a velocidade, o
usuário deveria pagar um valor adicional. As operadoras notificadas
terão o prazo de até dez dias para prestar os esclarecimentos.
Foram solicitadas informações sobre a forma de bloqueio do acesso à
internet após o esgotamento da franquia de dados, comunicação prévia aos
consumidores, alterações contratuais e técnicas envolvidas.
Segundo o ministério, o objetivo é auxiliar na investigação
preliminar do assunto, para verificar se todos os direitos e garantias
dos consumidores afetados estão sendo respeitados.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as regras do
setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de
cobranças, mas o Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços
de Telecomunicações determina que qualquer alteração em planos de
serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com
antecedência mínima de 30 dias.
Ao adotar a medida, as operadoras justificam que esta é uma tendência
mundial, porque os clientes necessitam de velocidades de navegação cada
vez maiores.
A TIM informou que não recebeu a notificação do Ministério da
Justiça, mas diz que está à disposição para prestar os esclarecimentos
necessários, e adianta que a medida é aderente às normas da Anatel.
A Claro informou que também não foi notificada, a Oi disse que não
comentará sobre a notificação e a Vivo ainda não se manifestou. A
Telefônica Vivo informou que, assim que receber o ofício, prestará os
esclarecimentos solicitados.
Da Agência Brasil
HMSM ARARIPINA - ACIDENTES DE TRÂNSITO DIMINUEM NO FIM DE SEMANA
O plantão do Hospital e Maternidade Santa Maria no último fim de
semana teve um plantão mais calmo em relação ao fim de semana anterior,
ou seja, o feriadão de carnaval.
Foram 20 ocorrências registradas divididas em 12 acidentes de
trânsito, todos envolvendo motos, mas nenhuma vítima fatal, 02 acidentes
de trabalho, 02 casos de queda da própria altura e 04 agressões físicas
por espancamento.
Os números são dos primeiros minutos da madrugada de sexta-feira
20/02, aos primeiros minutos de segunda-feira 23/02. Apenas duas pessoas
foram transferidas para o Hospital Regional Fernando Bezerra em
Ouricuri, vítimas de agressão física por espancamento e queda da própria
altura, mas não correm risco de morte.
No total do fim de semana entre atendimentos de urgências e
emergências, 229 pessoas foram atendidas naquela unidade hospitalar,
foram medicadas e liberadas. A direção do hospital informa que é sempre
bom andar com algum documento de identificação para um rápido
atendimento na hora da precisão.
Fonte – HMSM/ Araripina
Reportagem – Fredson Paiva
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