Zona Franca em ST: Empresários em favor de projeto cobram ampliação do debate

Fotos: Alejandro García/Farol
O empresariado de Serra Talhada está empolgado com a criação da Zona
Franca do Semiárido Nordestino. A PEC 19/2011, de autoria do deputado
Federal Wilson Filho (PTB/PB) e que tem como relator o deputado federal
Gonzaga Patriota (PSB), foi discutida na manhã desta terça-feira (8)
durante seminário no auditório da Câmara Municipal da Capital do Xaxado.Assumindo o discurso em defesa do desenvolvimento econômico do Sertão, os empresários destacaram o perfil promissor do município alegando que o semiárido merece ser ressarcido com investimentos frente a uma diferença regional histórica. E aproveitaram para exigir a continuação e ampliação do debate sobre o tema.
“Esperamos corrigir essa diferença regional histórica e precisamos que esse debate continue”, lembrou Francisco Mourato, representando a Confederação Nacional do Comércio e Sindicato Patronal. “Peço que esse seminário se transforme em audiência pública. Precisamos dar um choque de desenvolvimento em nossa região”, ressaltou Giovanni Andrada. “Sugerimos que o raio dessa zona franca seja ampliado”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Everaldo de Melo Lima.

Nos últimos anos, Serra vem recebendo investimentos em setores estratégicos na educação, saúde e comércio que a colocaram no rol de cidades de médio porte com grande capacidade de fazer parte, juntamente com outros municípios, de uma zona franca nos moldes da existente em Manaus (AM), na região Norte. Por isso é grande a expectativa para que a PEC 19/2011 seja aprovada no Congresso Nacional. A proposta, no entanto, existe desde 2011.
PERFIL
Durante o evento, os empresários serratalhadenses frisaram ainda que projetos importantes como um aeroporto regional, o distrito industrial e a chegada do Sistema S na cidade irão impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Serra Talhada e região nos próximo anos.
No setor da educação, a cidade possui um polo da UPE (Universidade de Pernambuco), com curso de Medicina, campus da Universidade Federal Rural (UFRPE), faculdades particulares e vem assistindo a construção de um campus do IF-Sertão (Instituto Tecnológico do Sertão), que irá oferecer cursos superiores como Engenharia Civil, e Física.

GIOVANI
ANDRADA PEDIU QUE A DISCUSSÃO SEJA RENOVADA E QUE SE TRANSFORME EM
AUDIÊNCIA PÚBLICA: “PRECISAMOS DE UM CHOQUE DE DESENVOLVIMENTO. NÃO
EXISTE POBREZA EM NOSSA REGIÃO, MAS FALTA DE TECNOLOGIAS”

FRANCISCO MOURATO DESTACOU O PERFIL PROMISSOR DA CAPITAL DO XAXADO” ESPERAMOS CORRIGIR UMA DIFERENÇA REGIONAL HISTÓRICA”

EVERALDO
DE MELO LIMA EXALTOU A CAPACIDADE PRODUTIVA DA REGIÃO E SUGERIU QUE A
ZONA FRANCA SEJA AMPLIADA: “QUE ELA NÃO FIQUE NUM RAIO DE 100 KM, MAS
CONTEMPLE O SERTÃO DOS 4 ESTADOS ENVOLVIDOS NESSE PROJETO”

Nenhum comentário:
Postar um comentário