PIZZARIA DOCE VIDA. a melhor pizza da região venha fazer uma visita.
CENTRO-ARARIPINA- PE FONE:87 3873 1889 ENTREGA A DOMICILIO

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fiscalização: Vereadores constatam falta de medicamentos nos postos de saúde de ST

28 de maio de 2014
Por
O que era para ser uma solução agora é um grave problema. Os vereadores da bancada de oposição realizaram uma visita surpresa aos postos de saúde do Residencial Vila Bela, Caxixola e Ipsep, nessa segunda-feira (27), e constataram que há uma falta generalizada de medicamentos para dor e controle da pressão arterial na rede pública de Serra Talhada. Medicamentos como Amoxicilina, Hidroclorotiaziada, Buscopan e até mesmo Dipirona estão em falta há mais de trinta dias.
“Aqui nunca tem a medicação que preciso. Ontem mesmo estive aqui e não tinha. Faz mais de um mês que procuro remédio de pressão e não encontro”, revelou a dona de casa Rosimere Antunes, moradora do residencial Vila Bela, que precisa tomar a medicação diária. Segundo os vereadores, dos três postos visitados a situação mais complicada é do bairro Vila Bela, que sequer existe sala de vacinação.
Durante a visita feita pelos vereadores Márcio Oliveira (PTN), Pinheiro (PTB), Cição (PRP) e Leirson Magalhães (PSB), vários depoimentos foram coletados que comprovam a falta de agilidade da Prefeitura para colocar remédios básicos na rede pública de saúde. “Algo que achei gravíssimo foi a falta seringa para aplicação de insulina. Quem é diabético não pode viver  sem o medicamento”, explicou Leirson Magalhães, que já foi secretário de Saúde na gestão Carlos Evandro.
A falta de medicamentos básicos contrasta com a propaganda do governo que evidencia avanços na saúde pública. Até a gestão do programa Mais Médicos em Serra Talhada enfrenta dificuldades. “Apuramos, por exemplo, que existe apenas um veículo para fazer o transporte dos médicos aos postos de saúde. Isto vem atrasando o atendimento”, revelou Márcio Oliveira.
PROVIDÊNCIAS
Após a visita, os vereadores fizeram uma reunião com os depoimentos coletados e decidiram provocar o secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o assunto. “Eu estive com o secretário (Luiz Aurelaino ) e ele admitiu a falta destes medicamentos”, disse o petebista Pinheiro.
Uma outra providência, segundo o vereador Leirson Magalhães, vai ser cobrar também respostas do Governo do Estado. “Quando visitamos o Centro Municipal de Saúde (CMS), de onde é feita a distribuição de medicamentos aos postos, fomos informados que o Lafepe não faz o repasse de medicamentos há três meses. Vamos cobrar respostas”, disse Magalhães.
A reportagem do FAROL tentou localizar o secretário de Saúde e foi informado que se encontra em viagem com previsão de retorno em 5 de junho. Não conseguimos conversar com Luiz Aureliano via celular.
FOTOS: FAROL DE NOTÍCIAS/ ALEJANDRO GARCIA
VEREADORES EM CONVERSA COM O MÉDICO CUBANO NO CONJUNTO VILA BELA
VEREADORES EM CONVERSA COM O MÉDICO CUBANO NO CONJUNTO VILA BELA
NA PRATELEIRA, FALTAM REMÉDIOS COMO DIPIRONA E BUSCOPAM
NA PRATELEIRA, FALTAM REMÉDIOS COMO DIPIRONA E BUSCOPAN
saude 3
saude 4
saude 5
ROSIMERE ANTUNES PROCURA POR REMÉDIO PARA CONTROLE DA PRESSÃO ARTERILA HÁ MAIS DE 30 DIAS
ROSIMERE ANTUNES PROCURA POR REMÉDIO PARA CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL HÁ MAIS DE 30 DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário