PIZZARIA DOCE VIDA. a melhor pizza da região venha fazer uma visita.
CENTRO-ARARIPINA- PE FONE:87 3873 1889 ENTREGA A DOMICILIO

sábado, 31 de janeiro de 2015


MEDICINA NA UPE: Adolescentes de ST vencem dura batalha e famílias comemoram

30 de janeiro de 2015
Por
feraFotos: Alejandro Garcia/Farol
Colaborou Giovanni Filho
O clima é de alegria na família Magalhães de Serra Talhada. O estudante Breno Anselmo Moura de Magalhães, de 17 anos, conquistou a 1ª colocação no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) para o campus de Serra Talhada. Breno é filho do dentista Luiz Aurélio e sobrinho do médico Nena Magalhães, e venceu a batalha por uma vaga na universidade na primeira tentativa.
Outro estudante da Capital do Xaxado que também venceu o temido vestibular de Medicina da UPE de primeira, e sem precisar sair de Serra Talhada, foi Matheus Miller Cavalcante de Carvalho Lacerda, também de 17 anos. Ele ficou na décima colocação para o campus da Capital do Xaxado. Matheus mora no bairro São Cristovão e estudou boa parte do tempo em casa, até decidir fazer um pré-vestibular para fortalecer os conhecimentos.
FAMÍLIAS COMEMORAM
Em conversa com o FAROL, as duas famílias fizeram questão de comemorar o sucesso dos filhos. “Do ponto de vista de pai é uma alegria e sensação emocionante. Ele sempre foi um filho muito estudioso. Sem vícios e disciplinado. Aqui em Serra Talhada sempre estudou no Imaculada Conceição e no Colégio São Luiz, em Recife. Meu filho sempre teve força de vontade e a gente já esperava esta vitória. Mas não em primeiro lugar no campus de Serra Talhada”, disse Luiz Aurélio, sem conseguir esconder a satisfação.
Já a mãe de Breno, Fernanda Magalhães, declarou que acompanhou todo o esforço do filho. “Valeu a pena todo o empenho dele e da família. Não tenho palavras para descrever este momento que será inesquecível”.
Também em conversa com o FAROL, a mãe de Matheus Carvalho, Karlla Inakieb, comemorou a vitória do filho, depois de uma batalha árdua. “Meu filho nunca precisou sair de Serra Talhada para estudar em outra cidade. Ele sempre demonstrou força de vontade naquilo que ele quis. Estou sentindo uma felicidade imensa demais, que não se pode descrever porque a vitória de Matheus representa a luta de toda a nossa família”, festejou.
Foto cedida pela família ao Farol
IMG-20150130-WA0024Matheus Carvalho, de apenas 17 anos, nunca precisou sair de Serra Talhada para passar no vestibular de Medicina da UPE: “Foi preciso força de vontade”, contou
ROTINA DE ESTUDOS
Ao lado dos pais, Breno Magalhães conversou com a reportagem do FAROL e deu a receita da conquista inédita para a família. “Confesso que tirei um peso das costas e não esperava passar em primeiro lugar. Vivia o tempo todo estudado. Chegava do colégio e começava a estudar por voltas das 13h30 e terminava a noite. E o fato de ter passado em Serra Talhada me deixou mais feliz ainda. Vou ficar com a minha família e na minha terra. Estou muito feliz”, resumiu Breno Magalhães.
Já Matheus Miller de Carvalho também estudou numa escola particular de Serra Talhada, a Nova Geração, onde completou todo o ensino médio. Em conversa com o FAROL, ele disse que passava cerca de oito horas por dia vidrado nos livros, somado a isso, vinha o reforço do cursinho pré-vestibular e os fins de semana somente para o estudos.
“Aproveitava o fim de semana para revisar tudo e fortalecer os conhecimentos respondendo muitas provas. É preciso ter muita força de vontade e foi isso o que busquei. Agora é comemorar”, disse Matheus, feliz da vida. O listão da UPE saiu nesta sexta-feira (30).
FAROL DE NOTÍCIAS
parabeniza as famílias dos jovens sertanejos vitoriosos e deseja sucesso a Breno Anselmo Moura de Magalhães e a Matheus Miller de Carvalho nesse nova jornada.
É isso aí!
fera 2Breno Anselmo Moura de Magalhães passou em 1º lugar no vestibular de Medicina da UPE para o campus de Serra Talhada e comemorou com a família e os amigos
fera 3

TRAGÉDIA NA BR-232: Grave acidente mata 4 pessoas e fere mais 4 na noite desta 6ª em ST

31 de janeiro de 2015
Por
IMG-20150130-WA0040
Fotos enviadas por internautas ao FAROL
Mais uma tragédia ocasionada por imprudência no trânsito destruiu famílias na BR-232 em Serra Talhada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um grave acidente envolvendo dois carros e oito pessoas, entre elas, uma criança de 12 anos, e outra de oito. A colisão frontal aconteceu entre um Fiat Uno e um modelo Corolla no quilômetro 403 da BR-232, próximo ao motel Estrela. Em conversa com o FAROL, o agente da PRF, Edson Magalhães, disse que um terceiro carro, segundo relatos de testemunhas, teria ocasionado o acidente.
“Esse terceiro veículo estaria ultrapassando já vários carros de forma imprudente. Numa das manobras, forçou o condutor do Corolla a puxar para o acostamento, quando ele tentou trazer de volta o veículo para a pista, perdeu o controle e atravessou, se chocando com o Fiat Uno que seguia na via contrária”, detalhou o agente da PRF, lamentando que ninguém tenha conseguido identificar o modelo ou a placa do terceiro veículo.
O Uno tem placas de Belmonte e seguia no sentido Recife/Serra Talhada. Todos os passageiros do carro morreram. As vítimas fatais são: José Sirlei Carvalho Cabral, 28 anos, condutor do veículo; Eufrausino de Melo, 53 anos, Francisco das Chagas Sena Aguiar, 28 anos, e Ronaldo Ângelo Souza, 50 anos. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru.
Em contato com o FAROL, o setor de emergência do Hospam informou que as quatro pessoas que vinham no Corolla, que possui placas de Caruaru e seguia no sentido Serra Talhada/Recife, passaram por procedimentos cirúrgicos e não correm risco de morte.
São elas: Artemízia Lobo Oliveira, Eldes César Jurubeba Lira, e as crianças, L.R.L.V.C., 12 anos, e A.L.V., 8 anos. Devido o acidente, o trânsito ficou lento na BR-232 por cerca de 20 minutos. O resgate dos corpos contou com ajuda da equipe do Corpo de Bombeiros. Na colisão, um dos carros despencou numa ribanceira.
IMG-20150130-WA0041

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

SISU - SELECIONADOS JÁ PODEM FAZER MATRÍCULA

A partir desta sexta-feira (30), os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem providenciar a matrícula nas instituições de ensino. O prazo vai até a próxima terça-feira (3). O candidato deverá verificar, na instituição em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula.

O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos, em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos.

CONFIRA TAMBÉM



Aqueles que não foram selecionados na primeira opção de curso poderão aderir à lista de espera do sistema. Para isso, deverão acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista. O prazo de adesão vai até 6 de fevereiro.

Os selecionados na segunda opção de curso poderão fazer a matrícula e ainda assim participar da lista de espera para a primeira opção.

A lista com os selecionados está disponível na página do programa desde segunda-feira (26). Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 11.

Da Agência Brasil

ALEXANDRE ARRAES - AGENDA DE RESULTADOS POSITIVOS NO RECIFE


O prefeito de Araripina e presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (CISAPE), Alexandre Arraes (PSB), esteve hoje no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, em audiência com o governador Paulo Câmara para pleitear avanços para Araripina e o Araripe. Na companhia da primeira dama do município  Roberta Arraes, o gestor aproveitou a oportunidade para percorrer secretarias e órgãos estaduais. 

Arraes externou sua preocupação com a segurança pública, mostrando a importância de que, no menor prazo possível, haja um reforço do efetivo policial na cidade de Araripina. Outro tema abordado foi a questão da saúde, em especial no que diz respeito ao Hospital Santa Maria. Alexandre solicitou a ampliação do convênio entre o Governo do Estado e a unidade hospitalar, a fim de garantir um atendimento mais humanizado e a possibilidade da contratação de novos médicos e profissionais da área. 

Alexandre Arraes aproveitou à visita para ressaltar a relevância da realização de obras como o Instituto Médico Legal (IML) do Araripe, a pavimentação das estradas de Lagoa do Barro e da que liga Araripina a cidade de Salitre-CE, bem como da construção do Aeroporto Regional do Araripe. 

Além da agenda com o governador Paulo Câmara, Alexandre Arraes também esteve reunido com secretários responsáveis por pastas importantes, a exemplo de Antônio Figueira (Casa Civil) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico). “Voltaremos a Araripina satisfeitos com os resultados desses encontros. Tanto o governador Paulo Câmara quanto os secretários demonstraram muita disposição para trabalharem junto conosco pelo engrandecimento de Araripina e do Araripe”, afirmou o prefeito.

PACTO PELA VIDA - GOVERNO ANUNCIA MUDANÇAS NO PAGAMENTO DAS GRATIFICAÇÕES POR DESEMPENHO DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES


O Governo do Estado está promovendo uma série de mudanças no pagamento das Gratificações do Pacto Pela Vida – GPPVs, visando estimular, reconhecer e valorizar o trabalho desempenhado pelos policiais civis e militares envolvidos em operações de combate às drogas, apreensão de armas de fogo e emissão de mandatos de prisões (Operações Repressão ao Crack, Malhas da Lei e Mandatos). As medidas foram anunciadas nesta quinta-feira (29), durante a reunião semanal de monitoramento do Pacto Pela Vida e passam a valer a partir de fevereiro.

Antes paga de acordo com o resultado da unidade a qual o policial faz parte, a GPPV passa a ser calculada pelo desempenho individual dos policiais civis e militares. A GPPV - Malhas da Lei bonificará todos os policiais que cumprirem mandado de prisão em cada mês, de acordo com os pontos conseguidos. 

Esses pontos são classificados de acordo com o crime cometido. Atualmente, uma média de 600 mandatos são cumpridos por mês. Cada mandado cumprido valerá de R$ 80,00 a R$ 400,00 - valor a ser dividido pelos policiais envolvidos na operação. Já na GPPV de Repressão ao Crack, os policiais serão premiados pela quantidade da droga apreendida (1g de cocaína ou pasta base = 3g de crack). 

Os 50 policiais que mais apreenderam a droga recebem R$ 1.000,00, cada um. Os que estiverem ocupando as posições de 51º ao 100º, recebem R$ 500,00 e de 101º até a 150º posição, o bônus será de R$ 250,00. Serão premiados 150 policiais civis e 150 policiais militares, mensalmente.

De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, agora, com a nova metodologia, os policiais terão um maior estímulo a produtividade.

Apreensão de armas de fogo - Outra boa notícia para os profissionais da segurança pública é o aumento no valor da gratificação por apreensão de armas de fogo. O último reajuste do bônus tinha sido realizado em 2007 para policiais que, no exercício de suas funções, apreendam e façam o flagrante de armas sem registro e/ou autorização legal.

Atualmente, o bônus por apreensão varia de R$ 300,00 (armas de fogo curtas, semi-automáticas, por exemplo) a R$ 1.500,00 por arma (de uso restrito, como fuzis e metralhadoras). Com a nova proposta, as bonificações por armamento apreendido vão variar de R$ 700,00 a R$ 2.000,00.

Prêmio da Defesa Social (PDS) – Também haverá mudanças na concepção do pagamento desta premiação. Atualmente, o PDS leva em conta os resultados em função do desempenho do Estado no processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI. É pago semestralmente a todos os policiais civis e militares que estiverem em exercício na secretaria de Defesa Social e em seus órgãos operativos, podendo variar de R$ 3 mil (redução de 12% do CVLI do Estado) a R$ 112,00 (redução de até 6%) para os oficiais, delegados, peritos criminais e médicos legistas. E de R$ 2 mil (redução de 12% do CVLI do Estado) a R$ 62,00 (até 6%) para os praças, agentes, escrivães, auxiliares de peritos e de legistas e papiloscopistas.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, esse modelo não permite que os policiais que alcançarem a suas metas sejam premiados, caso o Estado não alcance a dele. “Aperfeiçoamos o modelo e agora os policiais vão receber o PDS em virtude do resultado na sua área de atuação e um adicional quando o Estado atingir a sua meta”, anunciou o secretário. 

O PDS por área de atuação vai de R$ 2,4 mil a R$ 560,00 (oficiais, delegados, peritos criminais e médicos legistas) e de R$ 1,6mil a R$ 320,00 (praças, agentes, escrivães, auxiliares de peritos e de legistas e papilocopistas). Caso o Estado também alcance a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI, haverá a bonificação extra, podendo chegar a um acréscimo de 25%, se alcançada a meta de redução de 12% nos CVLIs.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, também destacou a importância da decisão e lembrou que essa era uma reclamação antiga dos policiais. “As medidas demonstram a sensibilidade do Governo com a valorização dos policiais e fortalecimento do Pacto Pela Vida".

Da Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco para o Blog do Fredson

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O CORONEL JOÃO MOURA VISITA A SUB SEDE REGIONAL DA UMB EM SERRA TALHADA NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 31

Filho de ex-vereadora de Campo Grande sofre acidente da BR 316 e carro fica destruído


Um carro modelo Grand Siena, de cor vermelha, capotou na tarde desta quarta-feira, 28, na BR 316, próximo ao Posto Fiscal da cidade de Picos. Um pneu do veículo teria estourado e provocado o acidente.

Segundo informações, duas pessoas ocupavam o veículo – o motorista, identificado por Braulio Danilo, de 22 anos, que é filho da ex-vereadora do município de Campo Grande do Piauí, Gildete de Camilo, e um passageiro, identificado por Layrton Barbosa, de 23 anos.


Com o capotamento, o carro ficou completamente destruído. Apesar da gravidade do acidente, os ocupantes foram socorridos e levados ao Hospital Regional de Picos, e estão bem. Braulio sofreu apenas leves escoriações e Layrton sofreu uma fratura na mão. Até o fechamento desta matéria, ambos continuavam internados.

Fonte: Cidades na Net

"Oposição e situação tem que cobrar" Disse Luciano


O presidente da câmara legislativa do município de Araripina, interior pernambucano, Luciano Capitão (PSB), pediu união aos vereadores da Casa Joaquim Pereira Lima e apoio à deputada Socorro Pimentel (PSL) na busca do desenvolvimento da cidade.
—  "A câmara é parceira da deputada Socorro Pimentel, do prefeito Alexandre Arraes e de todos aqueles que querem o bem de Araripina. O momento não é de criticar. As eleições ainda não começaram. Vamos dar as mãos e lutar por conquistas," clamou o parlamentar durante sessão da câmara legislativa na noite de ontem(28).

Luciano disse que é necessário cobrar dos órgãos do município soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades. —  "Temos um novo secretário de infraestrutura, e ele tem que ser cobrado. Não é por que somos aliados ao governo municipal que vamos nos calar. Da mesma forma que a oposição está cobrando nós da situação também vamos cobrar para que a população não sofra," garantiu.

Fotos:Rafael Diniz
Revista Geral 

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SEGURANÇA: Delegados de Pernambuco pedem reformulação do Pacto pela Vida

27 de janeiro de 2015
Por 
assaltoO novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), reuniu-se na manhã desta terça-feira (27) com representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe). No encontro, Silvio recebeu uma pauta com reivindicações da categoria, que será debatida na audiência pública que a oposição vai convocar para discutir a questão da segurança no Estado, em fevereiro.
Os delegados apresentaram um diagnóstico que vai desde a valorização profissional e salarial até a necessidade de reformulação do Pacto pela Vida. “Os membros da Adeppe nos relataram que alguns compromissos do Pacto pela Vida não foram cumpridos. Uma das metas do programa, por exemplo, era a construção de 15 delegacias da mulher. Apenas 04 foram construídas”, informa Silvio Costa Filho.
Ainda segundo Silvio Costa Filho, um dado importante é de que hoje há um déficit de 250 delegados em Pernambuco, quando o número ideal é o de 700 profissionais atuando. “Há delegados que precisam se responsabilizar por até três delegacias”, acrescenta. Ainda segundo o parlamentar, a média em Pernambuco é de 1.526 pessoas para um policial civil, enquanto no Brasil esta relação é de 900 pessoas para 01 agente.
O presidente da Adeppe, Flaubert Leite Queiroz, diz que a associação quer promover um amplo debate sobre o Pacto pela Vida, focando inclusive a valorização da categoria. “Pretendemos construir um diálogo não só com o governo, mas com a sociedade, que precisa ter conhecimento das dificuldades que temos enfrentado e que se refletem no aumento dos índices de criminalidade em nosso Estado”.
Flaubert lembra que hoje a remuneração do delegado civil em Pernambuco é a segunda pior do Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo. Falta de apoio técnico, precariedade das estruturas físicas das delegacias e extensas jornadas de trabalho completam o quadro de desprestígio por parte do Governo do Estado apresentado pelos membros da Adeppe. A entidade reúne em torno de 700 delegados, entre ativos e inativos.

Um dos Assaltantes que assassinou o gerente da Via Oeste no Trevo do Ibó-PE, morre ao dar entrada em Hospital de Orocó no Sertão de PE

Segundo informações repassadas ao Blog, um dos assaltantes que assassinou o gerente da rede de Postos de Combustíveis Via Oeste de nome: "Eugênio Miguel Barbosa", morreu quando era socorrido de Abaré-BA para Petrolina-PE
(Fuzil Cal. 5,56 abandonado após troca de tiros)

O mesmo estava sendo socorrido por uma ambulância do Posto de Saúde de Abaré-BA com destino a cidade de Petrolina-PE, onde policiais militares da CIOSAC conseguiram interceptar a mesma que conduzia "Antônio Matias Pereira". Segundo informações da polícia o mesmo havia sido baleado após troca de tiros com o segurança do gerente da Via Oeste, um policial reformado que saiu ileso no confronto com os assaltantes. 

Antônio Matias Pereira se encontrava com um documento falso. Os policiais escoltaram a ambulância até a cidade de Orocó-PE, onde ao dar entrada na unidade de saúde o mesmo faleceu. 

Policiais Militares e Civis continuam as buscas para capturar os outros envolvidos no assassinato do gerente.

A qualquer momento mais informações:

Blog: O Povo com a Notícia

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

OURICURI - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS FESTEJOS DE JANEIRO DE 2015


A programação da Festa de Janeiro 2015 começa nesta terça-feira 27/01 e acontecerá no Pátio de Eventos, localizado no antigo aeroporto da cidade. O local dispõe de uma grande estrutura, com iluminação, segurança, pavimentação asfáltica, além de todas as condições necessárias para a realização do grande evento.

De 27 a 31 acontecem os show no pátio de eventos. E no dia 01, a Avenida Antônio Pedro da Silva, no centro, recebe os foliões que seguirão o trio elétrico puxado por Chicabana. 

Confira a programação: 

Terça-feira (27) 

Charme de Menina 
Banda Força do Amor 
Pablo do Arrocha 
Toca do Vale 

Quarta-feira (28) 

Forró D'apisada 
Forró Mueno 
Alceu Valença 
Forró da Pegação 

Quinta-feira (29): 

Banda Jeito Diferente 
Tácyo Carvalho 
Elba Ramalho 
Caninana do Forró 

Sexta-feira (30) 

Pisadinha do Forró 
Vital Barbosa 
Garota Safada 
Neto LX - Luxuria 

Sábado (31) 

Família Forrozeira - Baião Mais Eu 
Léo Magalhães 
Vicente Nery e Cheiro de Menina 
Raniere e Banda 

Trio elétrico na Avenida Antônio Pedro da Silva: 

Domingo (01/02) - Chicabana

sábado, 24 de janeiro de 2015

Império': Naná se declara para Xana após cena de ciúme

Cabeleireiro fica triste após a manicure receber uma ligação de Antonio

atualizado às 15h55
 Foto: TV Globo/Divulgação
A relação de Xana (Ailton Graça) e Naná (Viviane Araújo) está cada vez mais próxima. Durante uma conversa a dois, o celular da manicure toca, mas ela não atende. O cabeleireiro insiste em saber quem era, mas Naná desconversa. Ao descobrir que era Antonio (Lucci Ferreira), Xana fica com ciúme e chora muito.
Sem entender a reação, Naná diz que o amigo está abalado por causa de Luciano (Yago Machado), mas ele discorda ao dizer que o motivo é a relação entre os dois.
Para acalmar a situação, a manicure diz que nunca vai abandoná-lo e faz uma declaração: “eu só digo isso porque te amo! Tem pessoas que entram na nossa vida e depois passam... Mas você não, você é especial! Ninguém em sã consciência ia querer viver longe de você... Muito menos eu!”.
A cena vai ao ar nessa terça-feira (20).
Prefeitura reforça ações tapa-buracos em Trindade
A Prefeitura de Trindade vem investindo em ações de tapa-buracos, impedindo diversos transtornos para o trânsito e pedestres, que apresentam constantemente solicitações dos serviços de infraestrutura. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras, que dispõe de equipes para atender a demanda.
Uma via que estava em estado crítico era a Rua dos Barbosas, com vários buracos. Agora a localidade está recebendo os serviços da prefeitura. “Nas vias de acesso da população estamos buscando fazer um trabalho de pavimentação bem feito, esta é a ordem do prefeito para quando as chuvas de inverno chegarem não ser perdido o trabalho”, explicou o secretário Lamarth Piancó.
Da redação do Blog Alvinho Patriota

PETROLÃO: Dirceu alerta que se tiver de voltar para cadeia não vai sozinho

24 de janeiro de 2015
Por 
dirceuJosé Dirceu já fez chegar a todos os interessados que não voltará para a cadeia e, se tiver que ir, não irá sozinho. Nesse sentido, há quem esteja meio intrigado com o silêncio de Lula. Desde a posse, o ex-presidente não se manifesta. Espera-se que quebre esse gelo no aniversário do PT, em 6 de fevereiro, em Belo Horizonte. A informação é de Denise Rothenburg, na sua coluna do Correio Braziliense.
Diz ainda a colunista que as notícias tentando ligar as consultorias de José Dirceu às propinas pagas como parte do esquema da Petrobras deixaram o PT como aquele personagem que não pode se mexer. Se defender demais o ex-ministro da Casa Civil, deixará irada a ala do partido que trabalha para se blindar dos malfeitos do período do mensalão. Se não defender aquele que foi sempre fiel ao ex-presidente Lula, a ala ligada ao ex-ministro ficará ainda mais frustrada.