PIZZARIA DOCE VIDA. a melhor pizza da região venha fazer uma visita.
CENTRO-ARARIPINA- PE FONE:87 3873 1889 ENTREGA A DOMICILIO

sábado, 31 de maio de 2014


POLÍTICA: Aliado diz que além de ST, Rogério Leão será majoritário em Mirandiba

31 de maio de 2014
Por
rogerio leãoUm grupo de lideranças políticas e comunitárias do município de Mirandiba, no Sertão Central, se reuniu com o pré-candidato a deputado estadual, Rogério Leão, nessa sexta-feira (31), e fecharam apoio ao ex-prefeito de São José do Belmonte.
A adesão mais comemorada foi do vereador Natinho do Sindicato, que pertence ao grupo do empresário Hailton Rodrigues, que disputou a prefeitura de Mirandiba em 2012.
“Agora não tenho mais dúvidas quanto ao desempenho de Rogério Leão na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Leão será majoritário não apenas em Serra Talhada, mas também em Mirandiba. Nosso grupo está unido em torno de Rogério Leão e terá ainda mais adesões até o final de junho”, disse Rodrigues.
“Estamos crescendo a cada dia e a ordem é avançar. Tenho conversado com muita gente  que torcem por uma renovação na Assembleia Legislativa. Eu represento este sentimento de renovação”, declarou Rogério Leão.

sexta-feira, 30 de maio de 2014


Em Orocó, prefeito do PT reafirma voto em Paulo Câmara


Pré-candidato também recebeu o apoio de três vereadores petebistas de Cabrobó
Paulo.sertao.jpg


No primeiro dia de seu giro pelo Sertão do São Francisco,  o pré-candidato ao Governo Estadual pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), confirmou o apoio de um prefeito e três vereadores oposicionistas da região ao seu nome. O socialista e seus companheiros de chapa - Raul Henry (PMDB), candidato a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao Senado - visitaram, na manhã desta sexta-feira, os municípios de Cabrobó e Orocó, onde reuniram cerca de mil pessoas para colher demandas para o programa de governo.

O prefeito de Orocó, Reginaldo Crateús, o Dedi, é do PT, mas declarou seu apoio à chapa inteira da Frente Popular. "Somos muito gratos ao ex-governador Eduardo Campos (PSB). Nós queremos a continuidade do que é bom. Temos certeza de que Paulo Câmara vai manter a forma de governar que ganhou reconhecimento internacional", justificou o petista.

Presidente municipal do PTB em Orocó, o ex-vereador Galego de Adílio, também declarou seu engajamento na campanha de Câmara. A chapa, aliás, reúne o apoio das principais forças politicas da cidade. O pré-candidato foi recebido pelos ex-prefeitos Didi Amando (PR) e Bosco Bione, e ainda recebeu a adesão do vereador Antônio Simplício (PSD), membro da oposição na Câmara Municipal.

Antes, em Cabrobó, Câmara e a Frente Popular participaram de um evento organizado pelo prefeito Auricélio Torres (PSB), com a presença de lideranças e de sete dos nove vereadores do município. Destes, três petebistas também declararam apoio ao pré-candidato: Claudenor Novaes, Suzana Freire e Duda Caldas. Este último tambem explicou sua decisão como uma aposta na continuidade. "O Governo Eduardo Campos olhou para a nossa cidade; lutou pela nossa agricultura e nossos agricultores. Não queremos que isso pare", afirmou
Foto: Wagner Ramos

--
Assessoria de Imprensa do PSB

Pavimentação da estrada Cabrobó-Terra Nova entra na pauta de Câmara


Socialista começou giro pelo São Francisco nesta sexta

A infraestrutura tem sido uma das bandeiras mais defendidas pelo pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB). Nesta sexta-feira (30), na primeira parada de seu giro pelo Sertão do São Francisco, em Cabrobó, ele se comprometeu com a pavimentação da chamada Estrada da Cebola, que liga o município a Terra Nova. "Nós sabemos da importância dessa via para o escoamento da produção rural e para facilitar a chegada dos insumos. Garanto a vocês que esta será a primeira estrada a ser pavimentada em nosso Governo", prometeu o socialista.
Câmara também ressaltou a importância das escolas de referência para o aprimoramento da educação no Estado. "A escola estadual José Caldas Cavalcanti, aqui de Cabrobó, já é de tempo integral. Vamos fazer as outras duas, Ministro Marcus Freire e Senador Paulo Guerra, também estabelecimentos de referência", afirmou o socialista, que também assumiu o compromisso de se empenhar para trazer uma extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) para o município e viabilizar a escola técnica local.
O prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres (PSB), recebeu a chapa da Frente Popular - formada, ainda, por Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado - acompanhado de lideranças locais e vereadores. "Em 2006, recebi aqui um jovem candidato ao Governo que tinha apenas 4,5% das intenções de voto. Esse jovem, Eduardo Campos, não somente foi eleito, como se tornou o melhor governador do Brasil. Ganhei a aposta naquele momento e vou ganhar outra vez agora com Paulo Câmara, que vai continuar e ampliar o trabalho do ex-governador", previu Torres.
foto 1 - Wagner Ramos.JPG

foto 1 - Rodrigo Lobo.JPG

--
Assessoria de Imprensa do PSB

Paulo Câmara se torna filho de São Lourenço da Mata

Foto Aluísio Moreira_18.jpg


Os pré-candidatos da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara, e ao Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho, tornaram-se filhos de São Lourenço da Mata na noite de ontem (30/05) ao receber o título de cidadão honorário do município. O autor do requerimento foi vereador e presidente da Câmara, Leopoldo Afonso (PSB). O evento foi prestigiado pelo prefeito Ettore Labanca (PSB), pelo deputado federal André de Paula (PSB), pelo deputado estadual Vinícius Labanca (PSB), vereadores e lideranças políticas de São Lourenço.
“Esse título muito me honra e me inspira a querer trabalhar ainda mais por este município e pela sua gente. São Lourenço alcançou outro patamar, fruto do olhar do governo Eduardo Campos para esta região. A Arena Pernambuco e a Cidade da Copa transformam esta cidade em um novo vetor do crescimento metropolitano”, disse Paulo em seu discurso.
Na ocasião, o pré-candidato ainda assumiu compromissos visando ao bem da população e o desenvolvimento de São Lourenço. Entre as medidas anunciadas estão maiores investimentos no Distrito Industrial Pau Brasil, a recuperação da estrada do distrito de Matriz da Luz, viabilizar uma estrada de acesso do distrito de Lages aos municípios de Paudalho e Chã de Alegria e a construção de um novo Pátio de Eventos para a cidade.
Já em seu discurso, o prefeito Ettore Labanca destacou o papel decisivo do ex-governador Eduardo Campos para os visíveis progressos da região. “O que o governador fez por São Lourenço vai além da pedra e cal. Os gestos dele são impagáveis. A Arena é apenas um símbolo que representa todo crescimento e desenvolvimento econômico que conquistamos”, disse.
Por sua vez, o vereador Leopoldo Afonso falou do papel importante que Paulo Câmara teve como secretário da Fazenda, tendo atuado de forma impecável para viabilizar os recursos necessários aos municípios em um momento difícil da economia brasileira. “Paulo atuou em prol desta cidade ao instituir o FEM. Recebemos em 2013 o valor de R$ 1,5 milhão, sendo este recurso nossa salvação já que o Governo Federal não fez a sua parte”, explicou o vereador, ressaltando que o título em questão estava sendo concedido em reconhecimento a este trabalho.    

Foto Aluísio Moreira_26.jpg

Foto Aluísio Moreira_28.jpg

--
Assessoria de Imprensa do PSB

A progamacão da festa de sao joão 2014

SÃO JOÃO DE ARARIPINA 2014
PROFESSOR ANDRÉ DO MARANHÃO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

ARARIPINA - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES DIVULGA A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO JOÃO 2014 - CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA


DESFILE CALCADOS ARARIPINA E SERRA TALHADA-PE

desfile calçados
JA CHEGOU TODA LINHAS E SANDALIA E SAPATO VIA MARTE,BOTTERO,BEBECE,PEGADA,WEST COAST,OLK E OUTOS VENHA PRA DESFILE E SEJA MAIS FELIZ.

A Festa mais esperado do ano São João de araripina 2014


ARARIPINA - PREFEITO ALEXANDRE ARRAES DIVULGA EM INSTANTES A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO SÃO JOÃO 2014


BRASÍLIA - ARMANDO APROVA EMISSÃO ELETRÔNICA DA CARTEIRA DE TRABALHO

Brasília – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou na quarta-feira (28), por unanimidade, o relatório do senador Armando Monteiro favorável ao projeto de lei que permite a emissão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O projeto apresenta benefícios importantes para os trabalhadores.
De acordo com Armando, a emissão eletrônica permite maior segurança na identificação dos trabalhadores, com a melhora nos indicadores de cidadania, além de reduzir custos aos empregadores e segurança nas relações contratuais.
“É uma alternativa válida de legislação para estimular o avanço nas discussões em torno da utilização da informática no processo de modernização das relações de trabalho no Brasil”, destacou Armando Monteiro.
Décima plenária do Pernambuco 14 confirma sucesso do projeto
Nazaré da Mata repetiu média de público, atraindo cerca de 2 mil pessoas
Nazaré da Mata - Mobilizadas pela busca do desenvolvimento da Mata Norte, cerca de 2 mil pessoas se reuniram na noite de segunda-feira (26), no auditório do colégio Damas Santa Cristina, para a décima plenária do Pernambuco 14. A população entregou ao pré-candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), e ao pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), propostas que farão parte do futuro programa de governo.
No evento, Armando também foi informado de que em breve receberá o título de cidadão de Nazaré da Mata. Projeto de autoria conjunta dos vereadores Léo Teobaldo (PTB) e Alexandre Abdon (PSD) foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.
Temas como saúde, qualificação profissional, educação e geração de empregos foram debatidos ao longo da plenária. A moradora Rozeane Barbosa foi uma das participantes e falou sobre a necessidade do aumento da oferta de trabalho. “A oportunidade não deve ser oferecida somente aos jovens, mas também a quem tem experiência e precisa aumentar sua renda. Não quero ter que ir para a capital para conseguir um emprego”, afirmou.
Outro participante, o escriturário Sérgio Gaspar, trouxe a saúde para o debate. “A gente deveria ter um ambulatório de especialidades médicas, um atendimento móvel, diminuindo o fluxo para a capital. Precisamos de uma melhor distribuição de especialidades por região. O povo precisa ter consciência de que sem as verbas federais é quase impossível fazer a saúde funcionar”.
O prefeito de Nazaré da Mata, Egrinaldo Coutinho (PTB), ressaltou a importância do projeto e a situação da região no contexto pernambucano. “Na Mata Norte, o desenvolvimento não foi interiorizado verdadeiramente. Há o polo de Goiana, mas o restante ficou esquecido. Precisamos pensar na educação dos nossos jovens, na qualificação profissional. Temos problemas sociais que eu vejo que com o Pernambuco 14 e com as ideias, juntando esse povo, buscando o anseio popular e inserindo no plano de governo, é a melhor forma de entender as pessoas, o que elas dizem e como pensam no futuro. Começou muito bem, é por aí que Pernambuco vai crescer.”
Animado com o número expressivo de participantes, Armando Monteiro ressaltou a importância da presença do povo na construção do programa de governo para o Estado. Ele ressaltou que as propostas para Pernambuco não devem ser exclusividade de técnicos. “A construção do nosso programa de governo, pelo respeito ao povo de Pernambuco, deve ser feita de uma outra forma. Vamos primeiro ouvir a sociedade, todos os seus segmentos, qual a indicação das prioridades que vamos receber de todas as regiões de Pernambuco.”
“Vamos fazer um bom debate, aprendendo no diálogo, caminhando pelo Estado. Não estamos fazendo isso agora, na véspera da eleição. Já visitei, depois que me elegi senador, 165 municípios de Pernambuco. Uma coisa é o relatório técnico, outra coisa é ver os problemas, ouvir o depoimento do pequeno agricultor, ver o efeito da seca que se abateu em Pernambuco, tudo isso vai aprendendo na medida em que se anda e se caminha”.
Armando e João recebem apoio de lideranças do PSB das Matas Norte e Sul
Carpina - Antes de participar da décima plenária do Pernambuco 14, em Nazaré da Mata, na segunda-feira (26), o pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT), encontraram várias lideranças da Mata Norte para receber apoio político.
Dentre os membros do PSB que declararam adesão estão a vereadora de Lagoa do Carro, Maria José da Costa, e o ex-prefeito de Camutanga, José Trigueiro. Na manhã de ontem (domingo, 25), durante a realização da plenária do Pernambuco 14, em Palmares, na Mata Sul do Estado, Armando e João também receberam o apoio do ex-candidato a prefeito pelo PSB em Gameleira, Tarcizio Feijó. No evento, ele reivindicou maior atenção às estradas da região e disse que está com Armando e João por eles reunirem a experiência e competência necessárias para conduzir o desenvolvimento de Pernambuco.
Mais apoios - Durante o giro pela Zona da Mata nesta segunda-feira, Armando e João também se reuniram com lideranças dos municípios de Chã de Alegria, Paudalho, Itambé e Ferreiros. Deste último município, que é administrado pelo prefeito Gileninho (PSB), estão com Armando e João o vice-prefeito Toinho do PT e o vereador José Roberto (PT).
Além da vereadora do PSB de Lagoa do Carro, outros sete vereadores do município garantiram o apoio a Armando e João. São eles: o presidente da Câmara Municipal, Josivan Valdemar (PSC) e os vereadores José Carlos da Silva (Solidariedade), José Cavalcanti (PDT), Arlindo Inácio (PR), Sérgio Vasconcelos (PCdoB), José Carlos da Cruz (PSC) e Daniel Silva (PSDB).
De Paudalho, estiveram os vereadores Valquíria de Gustavo (PT), Albertino Estevão (PSDB), Milton José (PSDC), Lindalva Oliveira (PPS), Sérgio Dias (PT) e Neo Amorim (PR).

Da ASCOM

Falta de Medicamentos: Deputado diz que falta competência à PMST para resolver problema

30 de maio de 2014
Por
sebastião 2O deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) não se omitiu diante o imbróglio criado pela Prefeitura de Serra Talhada após o trabalho de fiscalização realizado pelos vereadores da bancada de oposição da Capital do Xaxado. Na última terça-feira (27) quatro parlamentares constataram a falta de medicamentos como Dipirona, Buscopan e reguladores de pressão arterial nos postos de saúde.
Nessa quinta-feira (28) o secretário emitiu uma nota tachando a ação dos vereadores de ‘sensacionalismo’ e colocou toda a culpa pela falta dos medicamentos no Governo do Estado, o que provocou a reação do deputado republicano.
“Mais uma vez estão dando a desculpa mais esfarrapada do mundo. Falta competência para gerir os destinos de Serra Talhada. Mais de 50% dos recursos para a Farmácia Básica é da responsabilidade do governo municipal. Pode ser que algum repasse esteja atrasado, mas não o suficiente para deixar faltar uma simples Dipirona ou remédio para pressão arterial por mais de trinta dias”, disse o deputado Sebastião Oliveira, arrematando: “Se eu fosse o gestor, estes medicamentos seriam distribuídos nas casas dos pacientes”.
O deputado Sebastião Oliveira ficou irritado com a prática da Prefeitura de Serra Talhada, que mais uma vez, segundo ele, joga a culpa em cima do Governo de Pernambuco e não cumpre com a responsabilidade constitucional. O último episódio envolveu as obras do Samu que estão atrasadas há dois anos. “Quando eu digo que Luciano montou uma equipe de secretários para dar desculpas, estou sendo sincero. É isto que está acontecendo”, finalizou Sebastião Oliveira.

FLORESTA: Aos 101 anos, morre Neco de Pautília, último combatente de Lampião

30 de maio de 2014
Por
Por Wanessa Campos, Jornalista e pesquisadora do cangaço
necoFaleceu nessa quinta-feira (29) no município de Floresta (PE) aos 101 anos de idade o ex- soldado de Volante Manoel Cavalcanti de Souza, O “Neco de Pautilia”. Casado com Maria Ribeiro dos Anjos durante 79 anos, deixa 14 filhos, 52 netos, 44 bisnetos e um tetraneto.
Neco em uma de suas ultimas entrevista disse de maneira paradoxal que, se o tempo retroagisse, ele não teria ingressado na volante, a polícia da época na década de 30. “Afinal, Lampião nunca me fez mal. Era um homem bom. Ruim era a polícia que açoitava os coiteiros.” Antes de ingressar nas volantes, foi almocreve (espécie de vendedor ambulante) no Sertão, para esquecer um amor que as famílias não queriam.
Veio então a Revolução de 30 (movimento armado que facilitou a chegada de Getúlio Vargas ao poder) e os nazarenos (moradores do distrito de Nazaré do Pico, Floresta) não participaram. Neco resolveu juntar-se ao grupo de conterrâneos para formar uma das frentes de combate a Virgulino Ferreira “o Lampião”, estimuladas pelo governo.
 Resolveu abandonar as volantes e sem receber o dinheiro prometido, $2 contos. Levou apenas $500 mil réis mais a passagem de volta. Deixando a vida militar e de volta ao aconchego, Neco foi barbeiro, alfaiate, sapateiro, até tornar-se funcionário público da Suvale, hoje Codevasf.
Aposentado, levou a vida remoendo o passado ao lado de sua grande paixão: Mariquinha, que conheceu aos 13 anos de idade numa escola da zona rural de Floresta. Antes do primeiro encontro, Neco leu o nome dela escrito no quadro de uma sala de aula – Maria Ribeiro dos Anjos. Achou bonito aquele nome e escreveu por cima o seu com uma bala de rifle. Pronto! Os destinos estavam selados. Casou com Mariquinha um ano depois. O casal deixou um prole invejável de 110 descendentes. Como nos contos de fadas, Neco e Mariquinha foram felizes por 80 anos.
Fonte: Blog Lampião Aceso

quinta-feira, 29 de maio de 2014

quinta-feira, 29 de maio de 2014

SEM PISTA, SEM VOTOS


População do distrito de Barra de São Pedro município de Ouricuri-PE faz manifestação solicitando do governo do estado uma atenção maior para aquela comunidade que há mais 23 anos não vem recebendo ações que possa melhor a vida daqueles produtores rurais.


Mais de 40 carros entre caminhões, camionetas e carro de passeio enfileiraram com destino a BR 316, mas antes passaram em frente da delegacia de Trindade próxima a prefeitura para um ato de apoio dos populares que por ali passavam entre os vereadores e empresários que fazem percurso na PE 630 que liga Trindade a Barra de São Pedro fazendo discursos e demonstrando a indignação com a falta da pista de tamanho tão pequeno de apenas 15 KM . De acordo com os organizadores a intenção é passar o dia inteiro no local obstruindo a BR 316 com Pneus queimados e um grande volume de pessoas reivindicando a pista para aquele local com o tema “SEM PISTA SEM VOTOS”. 






Fonte: 
Lusmar Barros

PARABÉNS HOJE PARA O COMUNICADOR TONY PIRES


Hoje vamos prestar nossa sincera homenagem a uma grande figura no meio da comunicação, ele que é um jovem rapaz, educado, extrovertido, um cara família, e sempre está levando a alegria todas as manhãs na Rádio Grande Serra FM. Temos a certeza que esse cara faz a diferença no meio comunicativo de Rádio do nosso querido sertão do Araripe. Vocês sabem de quem estamos falando? É fácil gente, estamos falando dele (Tony Pires)

Amigo a equipe Araripina em Foco em nome de toda imprensa online,  parabeniza você pelo belo trabalho que você vem realizando ao longo deste tempo em nossa cidade, Araripina tem orgulho de te ouvir todas as manhãs.

Parabéns Tony Pires

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ARARIPINA PALACE HOTEL - PREFEITURA DE ARARIPINA LANÇA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO "SÃO JOÃO 2014" NESTA SEXTA


De acordo com a Assessoria de Comunicação do Prefeito Alexandre Arraes, o lançamento do maior São João do Sertão do Araripe Pernambucano será anunciado sexta-feira (30),pelo executivo através de coletiva com a imprensa da região do Araripe, iniciando às 17h no Araripina Palace Hotel, centro de Araripina.
Alexandre Arraes apresentará para a imprensa, o tema escolhido deste ano, as atrações artísticas, organização, estrutura e segurança durante os eventos, falará ainda do apoio da Prefeitura ao tradicional São João dos Bairros, do qual após a coletiva no ‘Arraiá com a Imprensa’ seguirá em carreata com sua comitiva para dar inicio a Abertura Oficial do São João dos Bairros que acontecerá às 19h na Cohab (ao lado do Estádio Chapadão).
“Estamos animados, envolvidos e acreditando que o mês de junho com esta grande festa junina, promoverá o maior encontro sertanejo do Araripe em Araripina. Confiando em Deus, este São Joãoserá de muita paz e muitas alegrias. Convido todas as famílias de Araripina e região para estarem presentes nesta cultura linda que nós vivemos em nossa cidade acolhedora e de gente ordeira”, disse o prefeito Alexandre Arraes. 
AQUECIMENTO ECONÔMICO
Uma belíssima organização, em clima junino,está sendo montada para dar as boas vindas ao cidadão de Araripina e os turistas durante todo o mês de junho. As festas do período junino são responsáveis por elevar o faturamento de empresas do varejo, panificadoras e de profissionais autônomos.
A expectativa do comércio é de dobrar as vendas no período que promove o município junino. Além disso, uma das buscas dos turistas é a culinária de Araripina. Os restaurantes da cidade se preparam para receber um número maior de clientes do que o ano passado. Um dos pratos mais solicitados no cardápio é o famoso churrasco de bode, prato bastante saboreado pelos Araripinenses e turistas de todo o Brasil que procuram o Sertão de Pernambuco para vivenciar umas das festas mais bonitas e marcantes dos sertanejos.
Da ASCOM/ PMA

PERNAMBUCO - GOVERNO DO ESTADO DECRETA PONTO FACULTATIVO INTEGRAL NOS DIAS 20, 23 E 26 DE JUNHO

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial de quarta-feira (28), decreto que estabelece os dias em que será adotado ponto facultativo integral durante os jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. O decreto é válido para os servidores estaduais das repartições públicas e entidades da administração direta e indireta localizadas na Região Metropolitana do Recife, com exceção para os serviços cujo funcionamento seja indispensável a juízo do chefe de cada órgão.
Ainda de acordo com o decreto, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual acompanhará o que for decretado pelo Governo Federal em relaçãoàs repartições públicas federais.
No dia 20 de junho (sexta-feira), às 13h, jogarão na Arena Pernambuco as seleções da Itália e da Costa Rica. Já em 23 de junho (segunda-feira), às 17h, acontecerá o jogo México contra a Croácia. E no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h, Estados Unidos e Alemanha.

Petrolina recebe Agenda 40 neste sábado


Frente Popular volta ao Sertão no final de semana para ouvir a população
image (1).jpg
Petrolina é o próximo município a receber a Agenda 40, evento promovido pela Frente Popular de Pernambuco para mobilização, apresentação da chapa majoritária e discussão de propostas. O ato acontece no sábado (30), às 10h30, na casa de eventos Manga Rosa, e reunirá lideranças políticas de todo o Sertão do São Francisco. Participarão os pré-candidatos ao Governo estadual, Paulo Câmara (PSB), a vice-governador, Raul Henry (PMDB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB).A Agenda 40 acontece em meio a um giro da Frente pelo Sertão do São Francisco.
Na sexta-feira, Paulo Câmara chega a Cabrobó às 8h, onde concede entrevistas a rádios locais e tem um encontro com o prefeito Auricélio Torres (PSB). Paulo chega às 11h a Orocó, para um encontro com os ex-prefeitos Didi Amando (PR) e Bosco Bione (PSB). Às 14h30, conversa, em Santa Maria da Boa Vista, com a prefeita Eliane Costa (PSL); dá entrevista a rádios e, às 17h20, se reúne com o ex-prefeito Jetro Gomes e seu grupo político.
O itinerário do dia continua em Lagoa Grande, onde está agendado um evento com o prefeito Dhoni Amorim, o ex-prefeito Robson Amorim e aliados, às 19h. Ainda à noite, a Frente Popular chega a Petrolina, onde visita a feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e acompanha uma vaquejada no Parque Geraldo Estrela.
No sábado (30), ainda em Petrolina, Câmara toma café-da-manhã com empresários locais, às 8h; concede entrevista a veículos locais, às 9h30, e segue para a Agenda 40. Ele ainda almoça com vereadores e lideranças petrolinenses, às 13h.
As visitas ao Sertão do São Francisco se encerram no domingo (1° de junho). Às 9h, o pré-candidato participa de um evento com o ex-prefeito de Afrânio, Carlinhos Fernandes (PSD). A última agenda será às 10h30, em Dormentes, onde se encontra com o prefeito Roniere Reis (PSB), o ex-gestor Geomarco Coelho (PSB) e aliados.
HOJE - Em mais uma reunião com lideranças políticas para apresentar suas ideias e colher sugestões para seu Plano de Governo, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco será recebido nesta quarta-feira (28) por representantes das comunidades do Pina, Brasília teimosa, Areinha e Bode, em um encontro organizado pelo vereador do Recife Eduardo Chera (PTN). O socialista estará acompanhado do seu candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho. O ato acontece a partir das 20h, no Iate Clube, em Brasília Teimosa, localizado na Rua Badejo, n°4.


​FOTOS: Aluísio Moreira​
image.jpg


Assessoria de Imprensa do PSB

Paulo se reúne com 500 lideranças do Recife para colher sugestões para programa de governo

Evento foi organizado pelo vereador Aerto Luna (PRP) em um clube na Imbiribeira
Na noite de terça-feira (27), o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), participou de um evento coordenado pelo vereador Aerto Luna (PRP), no bairro da Imbiribeira, para apresentar suas ideias para o Estado e ouvir sugestões. Para uma plateia de aproximadamente 500 pessoas, formada por lideranças comunitárias e do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, o socialista ressaltou sua disposição em construir seu Plano de Governo baseado no diálogo com todos os setores da sociedade.
"Quando secretário da Fazenda, Aerto e Gilberto Luna (ex-vereador, já falecido) me trouxeram um pedido dos taxistas para isentar táxis e coletivos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o GNV (Gás Natural Veicular). Conversando , nós concluímos que isso ia ajudar não apenas os motoristas, mas também no crescimento no Estado dessa importante matriz energética, que é o gás, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento", explicou Câmara. A medida foi anunciada pelo Governo Eduardo Campos (PSB), em abril de 2013.
Câmara lembrou que ele e o hoje prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que estava presente ao ato de ontem, participaram da construção do Plano de Governo de Campos em 2006. "Fizemos isso ouvindo as pessoas. Eduardo percorreu todo o Estado, conhecendo as realidades locais, colhendo sugestões. Isso foi a base desse modelo de Governo que nós ajudamos a criar, e que vem mudando Pernambuco para melhor. Eu, Raul Henry (PMDB - candidato a vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB - a senador) estamos repetindo essa iniciativa, para montar o nosso programa. Porque é assim que se faz", discursou o pré-candidato.
Aerto Luna explicou sua opção por apoiar Paulo Câmara. "Ele se enquadra no perfil da nova política, defendido pelo ex-governador Eduardo Campos. É jovem, experimentado e eficiente, assim como Geraldo Julio, que em pouco mais de um ano de mandato, já se tornou o segundo melhor prefeito do País, e está mostrando que um grande técnico pode se tornar um excelente político, também", defendeu o vereador, prometendo que ele e seus aliados vão "dar o sangue" para ajudar a eleição dos candidatos da Frente popular.
Fotos: ALUÍSIO moreira
Foto_Aluísio_Moreira_11[1].jpg

Foto_Aluísio_Moreira_8[1].jpg

Assessoria de Imprensa PSB

Frente Popular interpela prefeito de Camocim de São Félix na Justiça

Uilson de Teté, do PTB, terá que explicar suposta tentativa de cooptação
A Frente Popular de Pernambuco tem mostrado que não deixará os ataques dos adversários sem respostas. Na terça-feira (27), o setor jurídico do PSB interpelou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Teté (PTB), para que ele explique acusações feitas contra seus candidatos e o Governo Estadual. O petebista afirmou ter sido procurado por um funcionário da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), afirmando que a cidade receberia recursos para a promoção do São João de sua cidade, se aderisse à chapa socialista.
O pré-candidato socialista ao Governo, Paulo Câmara, informou que deu total liberdade à coordenação jurídica da Frente Popular de Pernambuco para ingressar com ações na Justiça Eleitoral contra inverdades propagadas pelos adversários. "Não vamos deixar sem respostas as declarações irresponsáveis que coloquem em dúvida a minha conduta e da Frente Popular. Nós atuamos de forma limpa e transparente. Eles terão que provar o que estão dizendo", declarou.
No início de maio, o jurídico de Câmara também interpelou no TRE os prefeitos Izaías Régis (Garanhuns), Jorge de Melo (Iati) e Felipe Porto (Canhotinho-DEM), que também afirmaram em eventos da chapa petebista terem sido procurados por pessoas ligadas ao Governo Estadual, oferecendo benefícios em troca de apoio. O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), também foram acionados, desta vez, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petebista, inclusive, já foi notificado para que explique as acusações, na mesma linha.
O advogado Carlos Neves Filho afirma que o jurídico da Frente Popular está vigilante com relação aos ataques. "Queremos que eles expliquem e provem suas falas. Que digam exatamente quem os procurou, em que contexto. Não deixaremos passar. Toda vez que houver ofensa à honra e à conduta, de Paulo Câmara ou da Frente, nós vamos agir", garantiu

Foto: Wagner Ramos
carlos neves filho.jpg

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fiscalização: Vereadores constatam falta de medicamentos nos postos de saúde de ST

28 de maio de 2014
Por
O que era para ser uma solução agora é um grave problema. Os vereadores da bancada de oposição realizaram uma visita surpresa aos postos de saúde do Residencial Vila Bela, Caxixola e Ipsep, nessa segunda-feira (27), e constataram que há uma falta generalizada de medicamentos para dor e controle da pressão arterial na rede pública de Serra Talhada. Medicamentos como Amoxicilina, Hidroclorotiaziada, Buscopan e até mesmo Dipirona estão em falta há mais de trinta dias.
“Aqui nunca tem a medicação que preciso. Ontem mesmo estive aqui e não tinha. Faz mais de um mês que procuro remédio de pressão e não encontro”, revelou a dona de casa Rosimere Antunes, moradora do residencial Vila Bela, que precisa tomar a medicação diária. Segundo os vereadores, dos três postos visitados a situação mais complicada é do bairro Vila Bela, que sequer existe sala de vacinação.
Durante a visita feita pelos vereadores Márcio Oliveira (PTN), Pinheiro (PTB), Cição (PRP) e Leirson Magalhães (PSB), vários depoimentos foram coletados que comprovam a falta de agilidade da Prefeitura para colocar remédios básicos na rede pública de saúde. “Algo que achei gravíssimo foi a falta seringa para aplicação de insulina. Quem é diabético não pode viver  sem o medicamento”, explicou Leirson Magalhães, que já foi secretário de Saúde na gestão Carlos Evandro.
A falta de medicamentos básicos contrasta com a propaganda do governo que evidencia avanços na saúde pública. Até a gestão do programa Mais Médicos em Serra Talhada enfrenta dificuldades. “Apuramos, por exemplo, que existe apenas um veículo para fazer o transporte dos médicos aos postos de saúde. Isto vem atrasando o atendimento”, revelou Márcio Oliveira.
PROVIDÊNCIAS
Após a visita, os vereadores fizeram uma reunião com os depoimentos coletados e decidiram provocar o secretário de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o assunto. “Eu estive com o secretário (Luiz Aurelaino ) e ele admitiu a falta destes medicamentos”, disse o petebista Pinheiro.
Uma outra providência, segundo o vereador Leirson Magalhães, vai ser cobrar também respostas do Governo do Estado. “Quando visitamos o Centro Municipal de Saúde (CMS), de onde é feita a distribuição de medicamentos aos postos, fomos informados que o Lafepe não faz o repasse de medicamentos há três meses. Vamos cobrar respostas”, disse Magalhães.
A reportagem do FAROL tentou localizar o secretário de Saúde e foi informado que se encontra em viagem com previsão de retorno em 5 de junho. Não conseguimos conversar com Luiz Aureliano via celular.
FOTOS: FAROL DE NOTÍCIAS/ ALEJANDRO GARCIA
VEREADORES EM CONVERSA COM O MÉDICO CUBANO NO CONJUNTO VILA BELA
VEREADORES EM CONVERSA COM O MÉDICO CUBANO NO CONJUNTO VILA BELA
NA PRATELEIRA, FALTAM REMÉDIOS COMO DIPIRONA E BUSCOPAM
NA PRATELEIRA, FALTAM REMÉDIOS COMO DIPIRONA E BUSCOPAN
saude 3
saude 4
saude 5
ROSIMERE ANTUNES PROCURA POR REMÉDIO PARA CONTROLE DA PRESSÃO ARTERILA HÁ MAIS DE 30 DIAS
ROSIMERE ANTUNES PROCURA POR REMÉDIO PARA CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL HÁ MAIS DE 30 DIAS

FRENTE POPULAR REALIZA AGENDA COM VEREADOR AERTO LUNA NA IMBIRIBEIRA
Na noite desta terça-feira (27), o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), participará de uma plenária na Imbiribeira, junto com o candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB). No evento organizado pelo vereador Aerto Luna (PRP) com lideranças da região, o socialista apresentará suas ideias e conhecerá demandas da comunidade. O ato está previsto para as 19:30h, na Rua Engenheiro José Apolinário, 410, Imbiribeira (próximo à padaria Miramar).

Assessoria de Imprensa do PSB
Paulo assume compromisso de construir 3 
​novos ​
hospitais,
6 UPA
​S
-E e ampliar qualidade do serviço  

Socialista apresentou, nesta terça (27), diretrizes que integrarão seu programa de governo para a Saúde


​      ​
Depois de visitar e ouvir demandas de mais de 80 municípios pernambucanos, até agora, e se reunir com entidades da classe médica e especialistas do setor, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), apresentou nesta terça-feira (27) as diretrizes para a Saúde que vão nortear as propostas de seu Plano de Governo. As linhas de atuação objetivam reforçar a estrutura da rede estadual e aprimorar o atendimento à população, agilizando a consulta e o diagnóstico, trazendo mais conforto aos pacientes e integrando as informações do sistema.

​      ​
O socialista ressaltou que o Governo Estadual já avançou muito na qualidade do atendimento de saúde oferecido à população, citando o aumento da cobertura de urgência e emergência, com a construção dos hospitais metropolitanos e do Mestre Vitalino, em Caruaru; do atendimento de média complexidade, através das UPAs 24h e Especialidades; e trabalhos de prevenção, como o programa Mãe Coruja, que ajudou a reduzir a mortalidade infantil no Estado em 47%.

​      ​
“O investimento em Saúde tem sido permanente e bem acima do mínimo que a legislação ordena. Duplicamos a oferta de leitos por habitante, ficando dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas é preciso avançar mais, ampliar a cobertura, humanizar o atendimento, aprimorar a qualidade do serviço que chega ao pernambucano, integrar as diversas unidades. É isso que nós vamos fazer”, explicou o pré-candidato.

COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE

​      ​
Será construído o Hospital Geral de Cirurgia, na Região Metropolitana do Recife. A unidade, com 20 salas cirúrgicas e capacidade para 300 leitos, será voltado para cirurgias eletivas, em especialidades como urologia, traumatologia (com ênfase nas patologias do idoso), ortopedia, neurologia, proctologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e cirurgia geral, com capacidade para realizar por ano o total de 24 mil cirurgias/ano e 132 mil consultas ambulatoriais/ano. A unidade tem o valor estimado em R$ 180 milhões, e será integrada à rede deUPAs e aos sistemas municipais, com foco na humanização do atendimento já a partir do projeto arquitetônico, uma vez que contará com áreas de convivência, apoio à integração entre pacientes e familiares, inclusive na área de terapia intensiva.

​      ​
O programa da Frente Popular vai prever a construção do Hospital Geral do Sertão (HGS), em Serra Talhada, especializado em emergência geral, clínica médica e cirurgias geral, traumatológica, urológica e proctológica. Com 150 leitos, o investimento previsto é de R$ 70 milhões. No equipamento, poderão ser realizadas 7,5 mil consultas de emergência/mês; 3 mil consultas ambulatoriais/mês; 7,8 mil internações/ano e 3,6 mil cirurgias/ano.

​      ​
Completando a rede estadual de assistência obstétrica de alto risco, será erguido também o Hospital da Mulher do São Francisco, em Petrolina, a um custo estimado de R$ 84 milhões. Com 110 leitos, a unidade focará no cuidado à saúde integral da mulher. Oferecerá maternidade com Centro Cirúrgico, UTI Adulto, UTI Neonatal, UCI, Internação, Casa da Mãe; contará com ambulatório, banco de leite, centro de diagnósticos; exames de densitometria, ultrassonografia, tomografia, ressonância, urodinâmica; e consultas em clínica médica, cardiologia, endocrinologia, climatério, infertilidade, geriatria, patologia do trato genital inferior, planejamento familiar, mastologia,uroginecologia e outras especialidades. O hospital garantirá, ainda, 100% de mamografia e citologia oncótica, além de ter capacidade de realizar 2,8 mil atendimentos de urgência/mês, 10 mil exames de imagem/mês e 26 mil consultas ambulatoriais/mês.

​      ​
Também será implantado o Hospital da Mulher do Sertão. Com a construção do Hospital Geral do Sertão, o Hospital Professor Agamenon Magalhães de Serra Talhada será transformado no Hospital da Mulher do Sertão, que terá perfil semelhante às outras unidades deste segmento. Com isto, as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco (Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) passarão a contar com um centro de referência de alta complexidade para a saúde da mulher. Com um investimento de R$ 20 milhões para suarequalificação, a nova unidade terá ampliação de 40 leitos e realizará 1,4 mil atendimentos de urgência/mês, 6 mil exames de emergência/mês e 15 mil consultas ambulatoriais/mês.    

​      ​
O Hospital Regional Mestre Dominguinhos, já em construção em Garanhuns, terá especializações em clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, ginecologia, traumatologia e ortopedia. Terá capacidade para 150 leitos, 7,5 mil consultas de emergência/ano, 6,6 mil consultas ambulatoriais/ano, 8,4 mil internações/ano e 4,4 mil cirurgias anuais.

​      ​
O atual Hospital Geral de Areias será transformado em Hospital do Idoso. Para dar mais conforto, segurança e atendimento humanizado para o cuidado integral e multiprofissional com ênfase nas necessidades da Saúde do Idoso. A unidade será duplicada a sua capacidade, passando de 70 para 150 leitos. O investimento previsto é de R$ 70 milhões.

COMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE MÉDIA COMPLEXIDADE AMBULATORIAL

​      ​
O programa contempla a construção de seis UPAs Especialidades nas cidades de Petrolândia, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, ao custo estimado de R$ 9 milhões, cada. As unidades oferecerão cirurgias ambulatoriais e consultas em endocrinologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, alergologia,reumatologia, pediatria, ginecologia, obstetrícia, dermatologia, gastroenterologia, geriatria, entre outras. Poderão ser agendados ou realizados no próprio local, exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiografia, teste ergométrico e outros. Também serão atendidos pacientes encaminhados pelo Programa de Saúde da Família (PSF).

​      ​
As localizações das unidades foram baseadas no atendimento a cidades ou regiões na faixa entre 200 mil e 300 mil habitantes, garantindo a universalização da oferta de exames e de consultas de média complexidade para a população usuária do SUS. 

FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO AOS PACIENTES
​      ​
Serão criados mutirões de atendimento e exames no interior e ações de assistência farmacêutica. O programa O Doutor Chegou contará com um sistema itinerante de exames de mamografia e cirurgias de catarata, além de mutirões de cirurgias eletivas nas 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e no apoio à implantação do Sistema de Atendimento Domiciliar (SAD) nos municípios.

​      ​
O programa Medicamento em Casa vai universalizar a entrega em domicílio para usuários de medicamentos especiais com dificuldade de locomoção, experiência iniciada dentro do serviço Farmácia de Pernambuco, criado pelo Governo Eduardo Campos. A assistênciafarmacêutica integral também será reforçada, através da implantação de consórcios de municípios para a compra centralizada de medicamentos básicos (hipertensão, diabetes, parasitoses, osteoporose, saúde mental, infecções, vitaminas, fitoterápicos), reduzindo custos e otimizando a distribuição; com a concessão de incentivos e apoio gerencial para melhorar a estrutura das farmácias nos municípios, com recursos federais e estaduais; e com o suporte à gestão do sistema, para que os consórcios façam a administração das redes intermunicipais.

​      ​
Será criado também o Saúde Conduz, programa de incentivo e apoio gerencial aos consórcios intermunicipais para a modalidade “TFD” (transporte fora do domicílio) nos municípios, com recursos federais e estaduais, incluindo transporte intrarregional de pacientes com “vans”, para encaminhamento das unidades básicas de saúde municipais, e ônibus para atendimento de média e alta complexidade nas unidades em outras regionais, em razão da tecnologia necessária ou da quantidade de pacientes.

​      ​
Será implantado um Consórcio Municipal para aquisição de medicamentos, aperfeiçoando o processo em quesitos como prazos de entrega, logística e preços. O Governo Estadual criará incentivos financeiros para as prefeituras que aderirem e financiará, nos primeiros anos, a estrutura necessária para o funcionamento do consórcio.

​      ​
Os Serviços de Atenção Domiciliar passarão a atender 100% da população. O governo Estadual criará o incentivo aos municípios para garantir a totalidade de cobertura do SAD no Estado, passando de 30 para 90 equipes. Hoje, apenas 30% da população tem acesso aoSAD. O custo estimado é de R$ 10,1 milhões/ano.

GESTÃO DA REDE E DOS SERVIÇOS DO SETOR
​      ​
Criação do programa Saúde Melhor. As propostas co
  ​​
ntemplam: a informatização e integração em rede de todos os sistemas internos dos hospitais estaduais; o suporte à implantação dos sistemas nas redes municipais de atenção básica, com posterior integração à rede estadual; a implantação do prontuário eletrônico na rede estadual, com banco de imagens para exames; a disponibilização dos resultados de exames pela internet e o cadastramento de doentes crônicos (tuberculose, hipertensos, diabetes).
​FOTO: Aluísio Moreira​

Apresentação das Propostas